
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou nesta quinta-feira (3), durante a abertura da ExpoCatólica 2025, a segunda edição do Guia Turístico Católico com 130 novos atrativos religiosos. A entrega reforça a estratégia de regionalização do turismo no estado e soma a outras cinco publicações: Guia Turístico Evangélico, Guia de Matrizes Africanas e Indígenas, Guia Turístico Judaico, Guia Halal e Monumentos ao Cristo no Estado de São Paulo.
O turismo religioso no Brasil atrai cerca de 17,7 milhões de viajantes anualmente e produz movimentação financeira de aproximadamente R$ 15 bilhões, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Deste montante, o Santuário Nacional de Aparecida se destaca como o maior receptor deste segmento turístico, com pouco mais de 9 milhões visitantes em 2024, de acordo com o balanço divulgado pela Santuário.
Em sua primeira edição, o guia reuniu mais de 300 atrativos religiosos, entre capelas, igrejas, basílicas, santuários, museus, templos, festas e eventos em todo o estado de São Paulo. A nova publicação traz atualizações e amplia esse acervo em mais de 130 atrativos, entre celebrações e festividades de municípios não contemplados anteriormente.